Qual a importância da reunião presencial ou online para levantamento de requisitos?

Imagina só: você está na missão de construir um sistema de software incrível, que vai facilitar a vida de um cliente, mas... como saber exatamente o que ele precisa? A resposta é simples: reunião de levantamento de requisitos! 🎯

Essa reunião é o primeiro passo para criar um sistema que realmente atenda às expectativas do cliente, e não algo que ele vai olhar e pensar: “O que é isso?!”. Nesse momento, é como se você estivesse fazendo uma radiografia no que ele quer, com a diferença que o raio-X é feito de perguntas certeiras, conversas e muito café (ou chá, ou suco… depende do cliente!).

Presencial vs Online: O que muda?

A grande diferença entre uma reunião presencial e uma online é, claro, o local onde acontece a mágica. 🤔

  • Presencial: É como aquela conversa cara a cara, onde a comunicação não-verbal rola solta. Você sente o clima do cliente, percebe aquele "olho brilhoso" quando ele fala sobre algo que realmente gosta ou aquele sorriso forçado quando ele fala sobre um problema. Tudo isso ajuda a captar nuances que você talvez não perceba de outra forma. Além disso, o café é sempre melhor quando é servido pessoalmente, né? ☕️

  • Online: Ah, as reuniões online! Onde o mundo todo se conecta de qualquer canto do planeta! 🌍 Você pode estar em São Paulo, e a cliente, lá no Japão. E isso torna o processo mais rápido e flexível. No entanto, não tem como negar, às vezes, é difícil captar o tom exato da voz de alguém quando você só vê a tela, e o Wi-Fi pode ser traiçoeiro. Mas a vantagem é que você não precisa se preocupar com o trânsito ou sair de casa, e ainda pode estar de pijama (quem vai saber? 😜).








Ferramentas que fazem tudo acontecer: Teams, Zoom, Meet

Agora, se a reunião é online, a escolha da ferramenta também conta. E acredite, Teams, Zoom e Meet são as grandes estrelas desse show virtual.


  • Teams: O queridinho das empresas! Ele integra todos os recursos do Office 365, tornando a colaboração mais fácil que nunca. É como aquele amigo organizado que te ajuda a não perder nenhuma informação importante. Você pode compartilhar arquivos, manter tudo centralizado e ainda tem a opção de chat durante a reunião. Ideal para quem precisa de uma plataforma robusta e organizada, além de ser ótimo para reuniões mais longas (com menos chance de travar!).

  • Zoom: O Zoom chegou para dominar as reuniões do mundo! Sua fama não é à toa: ele é simples, direto, e com uma qualidade de vídeo e áudio que impressiona. E se o seu cliente é fã de videoconferências grandes, com várias pessoas em uma sala virtual, o Zoom é o amigo ideal. Só cuidado para não ficar conversando sem parar por horas, né? Já aconteceu de se perder no tempo em uma reunião no Zoom… ⏳

  • Meet: O Google Meet é a opção prática e rápida para quem usa Google Workspace. Ele é simples, direto ao ponto e já está integrado com Gmail e Calendar. Nada de complicação! A beleza do Meet é que ele tem aquela vibe de “estou pronto para uma reunião, sem muitos preparativos”, o que o torna super eficiente para quem não tem tempo a perder.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Modelar Banco de Dados - BR Modelo

O que é o CRUD? E exemplos de aplicação em sistema desktop

Requisitos Funcionais (RF) e Requisitos Não Funcionais (RNF)